- Dezembro 20, 2015 -
Esta receita de lentilhas inspirada pela cozinha indiana é uma das favoritas de Joep Ingen Housz, o proprietário da Quinta das Águias, em Paredes de Coura. Para além da agricultura biológica, da adoção de animais de todas as espécies e da organização de tertúlias e encontros amigos do ambiente, ele e a Ivone ainda têm tempo para inventar receitas especiais. Obrigada a ambos!
A receita do Dahl, que aparece muitas vezes no menu da Quinta das Águias, servida com arroz integral, é rápida de fazer e rica em nutrientes essenciais. As lentilhas são ricas em proteínas, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e não têm efeitos ácidos para o organismo. A especiaria usada, Garam Masala, é baseada na Ayurvédica, prática que favorece a saúde digestiva e o trato intestinal. E a Curcuma é considerada uma das mais poderosas especiarias com efeitos anti cancerígenos. Segundo o Joep, é uma alegria poder partilhar uma refeição assim tão completa e equilibrada.
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozinhar: 20 minutos
Receita para 4 a 6 pessoas:
Ingredientes:
Preparação:
O segredo do sucesso do Dahl, com uma grande consistência, é adicionar a quantidade certa de água. Isto requer presença durante todo o processo de confeção, para observar e ir adicionando água em pequenas quantidades. As lentilhas vão absorvendo água, mas a certo ponto os vegetais também libertam água. O Dahl nunca deve estar muito seco, nem húmido.
Pôr água a ferver. Colocar as lentilhas com os outros ingredientes, exceto os espinafres, numa panela e cobrir com água a ferver. Manter uma temperatura elevada até ferver. Reduzir a temperatura e deixar durante 18 minutos em lume brando. Observe e agite com frequência para ver se a água é absorvida , em seguida, adicione uma quantidade modesta de água quente. Quando durante a agitação se observa que o Dahl permanece húmido, foi adicionada a quantidade certa de água.
Juntar os espinafres, que precisam de menos tempo de ebulição, e deixar a água ferver por mais 2 minutos.
Está pronta a receita.
O Dahl pode ficar por 2 ou 3 dias no frigorífico ou ser congelado.
Bom Apetite!!!
Para updates diários;
façam Like no facebook
ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial
Fotos: Quinta das Águias
Categoria: Alimentação e Receitas
Deixe um comentário