Voltar à terra

Receita de Feijoada biológica

- Fevereiro 6, 2017 -

Foi na semana passada que fui almoçar com a Luísa Almeida proprietária da Quinta do Arneiro e grande amiga. Esta receita de feijoada foi oferecida pela Luísa Almeida e é da autoria do chef João Silva. Os produtos servidos no restaurante da Quinta do Arneiro são totalmente biológicos e claro muitos deles muito frescos! – ou seja colhidos no próprio dia. Talvez por isso me tenha sabido à feijoada feita pela minha avó, lá na terra(Beira Baixa). E me fez viajar aos sabores da infância e adolescência passadas na férias da aldeia. Aqui vai a receita de feijoada para Voltar à Terra. Depois do almoço fiz umas comprinhas no mercado. Agora é altura de fazer a feijoada em casa. 

Ingredientes:

0,500kg Feijão encarnado

1 Couve portuguesa

2 Cenouras

2 Cebolas

2 cabeças de nabo

3 dentes de alho

0,005 Kg gengibre

0,010 Kg Corcuma

3 colheres sopa de azeite

1 colher de café de cominhos moídos

Hortelã

Louro

Tomilho

Alecrim

Confeção e Dicas Preciosas:

Colocar o feijão de molho durante 12 horas. Depois de demolhado, trocar a água e cozer sem sal mas com ervas aromáticas, tomilho, louro e alecrim. Picar a cebola e o alho e refogar até que fiquem translúcidos, juntar o gengibre e a corcuma previamente picados. Juntar a cenoura e o nabo cortados em cubos e deixar refogar mais um pouco, por fim adicionar a couve e juntar alguma da água da cozedura do feijão e deixar cozinhar durante 5 minutos. Por fim juntar o feijão, os cominhos, sal e rectificar os temperos. Deixar apurar em lume brando.

Na feijoada que fizemos na Quinta do Arneiro adicionámos alguns vegetais assados no forno a lenha (cenoura e nabo) e também tofu em cubos que foi marinado algumas horas em óleo de sésamo e molho de soja que colocámos por cima da feijoada. Para além disso a feijoada foi servida com couscous. Uma nota que é normalmente de conhecimento geral mas que não é de mais relembrar, a feijoada é sempre melhor no dia a seguir à confecção, por isso pode fazer-se com um dia de antecedência.

compras_mercado6

IMG_0723

IMG_0734

Para updates diários;

façam Like no facebook 

ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial

 

Categoria: Alimentação e Receitas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.