Voltar à terra

Receita do Dahl

- Dezembro 20, 2015 -

Dahl

Esta receita de lentilhas inspirada pela cozinha indiana é uma das favoritas de Joep Ingen Housz, o  proprietário da Quinta das Águias, em Paredes de Coura.  Para além da agricultura biológica, da adoção de animais de todas as espécies e da organização de tertúlias e encontros amigos do ambiente, ele e a Ivone ainda têm tempo para inventar receitas especiais. Obrigada a ambos!

 

 

A receita do Dahl, que aparece muitas vezes no menu da Quinta das Águias, servida com arroz integral, é rápida de fazer e rica em nutrientes essenciais. As lentilhas são ricas em proteínas, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e não têm efeitos ácidos para o organismo. A especiaria usada, Garam Masala, é baseada na Ayurvédica,  prática que favorece a saúde digestiva e o trato intestinal. E a Curcuma é considerada uma das mais poderosas especiarias com efeitos anti cancerígenos. Segundo o Joep, é uma alegria poder partilhar uma refeição assim tão completa e equilibrada.

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de cozinhar: 20 minutos

Receita para 4 a 6 pessoas:

 Ingredientes:

  • 300 gr. lentilhas laranja, lavadas
  • 2 cebolas médias, descascadas e picadas
  • 3 dentes de alho, descascados e picados
  • 2 a 3 cm de raíz de gengibre, descascada e picada
  • 1 tomate, limpo e picado
  • 175 gr. cenouras cortadas e picadas em cubos finos
  • 4 a 6 mãos cheias de espinafres frescos ou 200gr. de folhas de espinafre congelado 
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de sal
  • Uma pitada de pimenta de cayenna
  • 2 colheres de chá de curcuma
  • 2colheres de chá de Quinta Masala (ver receita) pode ser substituído por 2 colheres de caril em pó ou de chá curry powder para tempero

 

Preparação:

O segredo do sucesso do Dahl, com uma grande consistência, é adicionar a quantidade certa de água. Isto requer presença durante todo o processo de confeção, para observar e ir adicionando água em pequenas quantidades. As lentilhas vão absorvendo água, mas a certo ponto os vegetais também libertam água. O Dahl nunca deve estar muito seco, nem húmido.

Pôr água a ferver. Colocar as lentilhas com os outros ingredientes, exceto os espinafres, numa panela e cobrir com água a ferver. Manter uma temperatura elevada até ferver. Reduzir a temperatura e deixar durante 18 minutos em lume brando.  Observe e agite com frequência para ver se a água é absorvida , em seguida, adicione uma quantidade modesta de água quente. Quando durante a agitação se observa que o Dahl permanece húmido, foi adicionada a quantidade certa de água.

Juntar os espinafres, que precisam de menos tempo de ebulição, e deixar a água ferver por mais 2 minutos.

Está pronta a receita.

 O Dahl pode ficar por 2 ou 3 dias no frigorífico ou ser congelado.

Bom Apetite!!!

P1070557

 

 

Para updates diários;

façam Like no facebook 

ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial

Fotos: Quinta das Águias

Categoria: Alimentação e Receitas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.