Voltar à terra

Um mês sem carne

- Agosto 31, 2015 -

No dia 1 de Agosto propus um desafio muito verde. E gostava de partilhar convosco a experiência de estar um mês inteiro sem comer carne. Já há muitos anos que só como carnes brancas (frango e peru e, de preferência, biológicos). Mas o blog Voltar à Terra vem me ajudando a reflectir sobre o impacto que a agropecuária pode ter no ambiente, no ecossistema. E gosto de animais criados ao ar livre, tratados de forma respeitosa. Como desde criança vi a minha família fazer na nossa aldeia. Os animais eram e são vistos como amigos, como parte integrante da vida. 

Mas este foi um mês em que cozinhei receitas que nunca havia feito antes (algumas partilhadas aqui no blog). Um mês em que conheci novos restaurantes vegetarianos e macrobióticos, sobre os quais vos falarei em breve. Em que conversei com muitas pessoas que não comem carne. Aliás, fiquei surpreendida com a quantidade de gente ao meu redor que praticamente só come peixe. E não são fundamentalistas, tal como eu não sou. Não me sinto cansada, nem com mais energia, na realidade, sinto-me igual. Custou-me? Sim, um bocadinho, sobretudo passar sem frango, de que gosto muito. E que assado no forno deixa aquele cheirinho que invade a casa. E cozinhei-o para o meu marido, ao mesmo tempo que eu comia um prato de seitan. Olhei para o frango, sim, mas não lhe toquei. Fui forte.

Tenho vontade de mais um mês muito verde? Sim, tenho!!! Comi peixe duas vezes por semana. E depois fui alternando entre seitan, tofu, soja, leguminosas. No mês de Setembro, voltarei à minha alimentação, mas nunca mais será a mesma. Todo este verde já não me larga. E vou fazer mais uns cursos de cozinha vegetariana e macrobiótica para aprimorar estes novos e deliciosos sabores. Agradeço os vossos comentários.

 

 

 

DSCF5924

 

 

 

Jardim dos Sentidos (restaurante vegetariano)

Vestido: Style in a Box

Sapatos: Najha

Fotos: Estelle Valente

Categoria: Alimentação e Receitas

Deixe um comentário

2 comentários de “Um mês sem carne

  1. Ola Anabela

    Optei à cerca de 6 meses por uma alimentação ovo lácteo vegetariana, em casa já cozinho apenas refeições vegetarianas há mais de 5 anos mas fora de casa ia alternando entre vegetariano e peixe. E sinto-me muito bem! Espiritualmente renovamo-nos quando largamos a necessidade de comer animais. É muito bom que te tenhas sentido bem nesse mês em que largaste a carne e pouco peixe comeste. O teu espirito certamente se sentiu mais leve :)
    Desejo-te força nessa opção que estás a tomar!

    Fica bem
    Eduardo

    • Olá Eduardo Parabéns por fazer do planeta um mundo melhor através da alimentação. Acredito nestes pequenos grandes passos que podemos dar. Muito obrigada pela força e pelo comentário.

Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.