Voltar à terra

A verdade Inconveniente

- Julho 30, 2015 -

O livro “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, foi lançado em 2006. Está traduzido para português e existe também um filme com o mesmo título. Aconselho os dois. Claro que, em tempo de férias e no meio da natureza, seria melhor ler um outro tipo de livros. Mas parece-me que, tendo em conta que se amarmos e respeitarmos a natureza aproveitaremos ainda mais o Verão, convém reflectir sobre a pesca desenfreada (mesmo a dita sustentável é de desconfiar), a agropecuária que é responsável pela desflorestação e um consumo demasiado vasto de água. A poluição, o uso das energias não renováveis como o petróleo, o carvão, o gás. Há pequenos actos diários que podemos fazer para mudarmos o mundo, pelo menos o mundo cá de casa. Vamos começar por aí? Juntos? Algumas ideias?

 

QW3B3430

 

 

Biovilla

Fotos: Rui Alves

Deixe um comentário

2 comentários de “A verdade Inconveniente

  1. Bom dia Anabela! Há uns tempos vi o documentário Cowspiracy e aí fiquei elucidada sobre a medida major para o nosso planeta. Resumidamente o que o doc nos diz é que a maior parte dos gases com efeito estufa derivam do “negócio” da carne,ficando muito aquém desse valor os gases emitidos por todos veículos(carros,autocarros,etc). E o que os realizadores também se indagaram, foi como tantas ONG – incluindo a greepeace – se sentiram incomodadas pelas questões sobre a alimentação e voluntariamente não ofereceram disponibilidade para uma entrevista ou cederam uma resposta! O que é triste é que a carne que produzimos não só nos alimenta todos os dias da semana como poderia alimentar todos e não existir fome no planeta! Sugerem a dieta vegetariana como aquela que diminui extensivamente a pegada de carbono de cada um no planeta. Claro que as conclusões cada um retirará individualmente, e nisto não convém persuasão sem reflexão própria… Como tal aconselho vivamente a visualização :)

  2. Obrigada Daniela, o documentário “Cowspiracy” é realmente uma excelente proposta. Já o vi e é também um dos filmes que me estimulam. Em breve falarei dele. Beijos e obrigada.

Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.