- Fevereiro 17, 2016 -
Em 2016, as Nações Unidas vão ter como foco aumentar o consumo de leguminosas. O feijão, o grão, as ervilhas e as lentilhas podem ser uma alternativa saudável às proteínas e uma nova opção para a indústria alimentar. A ONU estabeleceu assim o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas e pretende consciencializar todos os consumidores para os seus benefícios nutricionais como parte da produção sustentável de alimentos.
“As leguminosas são muito boas para nós, têm muita proteína, muita fibra, baixo teor de gordura, são ricas em micronutrientes [nomeadamente potássio e ferro], ajudam a controlar doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e obesidade. Por isso há lugar para um aumento do consumo no mundo”, refere Joyce Boye, especialista em ciências alimentares e investigadora no Centre of Agriculture and Agri-Food do Canadá, citada pelo jornal Público.
No Voltar à Terra podem ver a receita de Dal com lentilhas. Em breve, mostrarei também uma receita de grão, que costumo cozinhar imenso. Bom apetite e se quiserem partilhar receitas com leguminosas no blog, este é o momento!!!
Agradeço os vossos comentários.
Falafel de Lentilhas, no Dona Flor Café em Cascais.
Fotos: Rui Alves
Deixe um comentário