Voltar à terra

Promessas para 2017

- Janeiro 11, 2017 -

Todos os anos costumo pensar em promessas, para cumprir no novo ano: fazer mais exercício, comer saudável, viajar mais, enfim… grande lista. Este ano houve um artigo que me despertou a atenção, fez-me pensar menos em mim e obrigou-me a  virar a atenção para o planeta e menos para mim própria; promessas para ser mais sustentável e o que devemos fazer para melhorar o planeta neste novo ano. Aqui vão algumas dicas inspiradas no site MindBodyGreen:

Não fazer muito lixo. Adorava começar a fazer compostagem, como ainda não tenho um jardim posso oferecer a amigos que tenham, à minha mãe que tem a sua horta por exemplo. e assim não desperdiço cascas de legumes, ovos e fruta. Andar com a minha garrafa de vidro e não usar as de plástico. Comprar comida que não esteja em pacote, cada vez há mais formas de comprar a granel.

Caminhar na Natureza. Apesar de dar muita importância aos parques naturais, eu que moro em Sintra esqueço-me muitas vezes que tenho a floresta mesmo ao lado de casa bem como um dos parques mais belos do país. Caminhar na natureza, para além de diminuir o stress, melhora o estado de espírito. Também através do voluntariado podemos ter um contacto com a natureza profundo e útil, limpando as florestas e as praias.

Comprar roupa sustentável. A indústria de roupa é um dos segundos maiores poluentes do planeta. Comprar roupa de forma consciente. Comprar roupa em segunda mão, eco-friendly ou trocar de roupa com amigas.

Deixei de comer carne em Agosto de 2015, graças a um desafio que coloquei aqui no blog Voltar à Terra. Reduzir o consumo de peixe é agora um dos meus objectivos. E uma alimentação baseada em legumes pode ser mesmo saborosa e divertida. Mas reduzir o consumo de carne e peixe já é um grande desafio!!! 

Consumir de forma consciente. Reciclar. Oferecer coisas que não uso a uma associação de caridade. Comprar biológico e de comércio justo. Comprar produtos que não sejam testados em animais e de origem vegetal. Há cada vez mais possibilidades na forma de consumir de forma responsável.

Continuar a comprar em supermercados biológicos e mercados. Gostava de ter tempo para visitar mais quintas biológicas e hortas que produzem de forma sustentável e biológica.

Inspirar-me no Desperdício Zero. Um movimento que vai mais além de simplesmente reciclar, tornando-se uma forma de vida. 

Estar atenta aos outros seres vivos!!!

 

Quinta_Coracoes7

 

Bloggers com Eco Consciência:

Ecocult

Ashley Morganic

Zero Waste Home

Erin Schrode

Guardar_ovelhas4

Para updates diários;

façam Like no facebook 

ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial

 

Categoria: Leituras Verdes

 

Deixe um comentário

Deixar uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.