Voltar à terra

Exposição Génesis

- Julho 3, 2015 -

Ouvi na rádio uma entrevista com o Sebastião Salgado sobre a inauguração da sua exposição, “Génesis”, em Lisboa. Foi na altura da preparação e lançamento do blog Voltar à Terra e o tema dizia respeito aos valores que me moviam para criar o blog. Sebastião Salgado afirmava que esta sua nova exposição era uma carta de amor ao planeta. Que era preciso voltar aos animais, às árvores, à natureza.  Eu, que na altura já tinha escolhido o nome do blog como quem escolhe o nome de um filho,  senti com as palavras do fotógrafo,  que Voltar à Terra faz cada vez mais sentido.  E que  o empenho  que tenho posto neste meu novo projecto de vida vale mesmo a pena.

Depois, vi o filme/documentário “Sal da Terra”, que nos revela a intimidade de Sebastião Salgado e nos conta as suas aventuras. Através das  imagens  registadas por ele próprio, pelo seu filho Juliano Salgado e pelo cineasta Wim Wenders, temos acesso de forma generosa a todo o seu percurso de vida e de trabalho. O qual culmina com a exposição que se encontra patente na Cordoaria Nacional até ao dia 2 de Agosto. E que é imperdível por estas e ainda mais razões.

Parte do valor dos bilhetes (entre 3 e os 5 euros) reverte para o Grupo Lobo (Portugal) e para o Instituto da Terra (Brasil). 

Sebastião Salgado é um dos fundadores do Instituto da Terra, através do qual concretizou o sonho de ver renascer a terra que herdou de seus pais. E a Floresta Amazónica (pulmão do nosso planeta) foi  assim revitalizada com o crescimento de mais árvores e o retorno dos animais a uma terra que estava seca e árida.  Faz-nos reflectir sobre a nossa herança, esta Terra que nos abraça e a forma como a ela nos dedicamos. 

Fiquem com algumas das obras do grande fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que podemos agora ver ao vivo em dimensões extraordinárias. Vamos deixar-nos levar com ele nesta viagem.

09-7-12440

05-1-450-43

10-4-7501

11-1-267

09-2-10976

05-3-241-67

04-1-193-69

 

Fotos: Sebastião Salgado

 Terra Esplêndida / Instituto da Terra








 

 

 

Deixe um comentário

Os comentários sobre “Exposição Génesis

  1. Maria cecília Louraço

    A ideia do Voltar à Terra é simples, mas primordial. Persigo essa ideia na Pintura mas sem a capacidade e o talento do Sebastião Salgado.

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.