- Setembro 10, 2017 -
“A Quinta das Águias, para além de ser um refúgio para a flora e para a fauna, é também um impulsionador de mudança na região do Minho.
Com o apoio do município de Paredes de Coura, a Quinta tem desempenhado um importante papel pedagógico a nível local, através da consciencialização de adultos e crianças para os valores e práticas da sustentabilidade.
No seu santuário, entre os cerca de 130 animais que a Quinta alberga actualmente, vivem quatro porcas. A Bolota, a mais velha, veio para a Quinta ainda pequena, depois de ter sido estrela numa série de televisão. Após as rodagens da série, a Bolota deveria ser devolvida ao seu criador, e eventualmente ser abatida para consumo humano. No entanto, a equipa de rodagem, tendo-se afeiçoado à Bolota, reuniu-se para a comprar e dar-lhe um espaço onde pudesse viver até ao fim dos seus dias, o que não estava a ser fácil pois nenhuma quinta aceitava recebê-la sob compromisso de nunca a abater para consumo. O apelo da produção do programa chegou até à Quinta, que aceitou recebê-la de braços abertos. A Bolota tem como companhia a Miss Piggy, e recentemente duas porcas juntaram-se à família da Quinta das Águias: a Belly e a Jelly, que chegaram à Quinta magrinhas e receosas da companhia humana, e actualmente são extremamente simpáticas e curiosas.
As condições actuais das quatro porcas estão longe de ser adequadas. A Bolota e a Miss Piggy partilham um cercado que já não é adequado para elas em termos de espaço e segurança, pois apesar dos constantes remendos a vedação está em risco de ruir. A Belly e a Jelly estão num recinto exíguo, de cerca de 45 metros quadrados, que não lhes dá espaço suficiente para correr e manifestar outros comportamentos naturais. Por outro lado, em caso de incêndio ou outro acidente, não conseguem sair dos locais onde estão, por estarem mais fundos do que o terreno envolvente.
O actual projecto de crowdfunding pretende angariar dinheiro para um futuro recinto para as quatro porcas, bem como o seu enriquecimento ambiental. Neste novo recinto, as quatro porcas terão espaço para correr, brincar e explorar o terreno, que irá incluir um pedaço de bosque, vegetação abundante, árvores, desníveis e uma piscina natural onde poderão tomar banho.
Além de dar a estes animais uma maior qualidade de vida, este novo espaço permitirá expandir o papel pedagógico da Quinta das Águias, que recebe regularmente visitas escolares no âmbito de projectos de educação ambiental. O novo recinto dará a possibilidade de as crianças poderem entrar no mesmo espaço que as porcas e interagir com elas, dando-lhes de comer, fazendo-lhes festas e aprendendo mais sobre estes animais incríveis, sobre os quais ainda sabemos tão pouco.
Contamos com a sua ajuda para melhorar as condições de vida destes animais. Ajude-nos contribuindo e partilhando. Muito obrigada!” Joep e Ivone
Categoria: Nas Hortas
Deixe um comentário