- Junho 6, 2016 -
A Leonor Dias (Nônô) é uma artista plástica e não só… Uma pessoa difícil de definir. Ela é como uma força da natureza, selvagem, sem rótulos. Embora me diga que a sua arte não é ecológica, porque utiliza resina, a minha sensação não é essa. A resina transporta-me aos tempos em que o meu avô a recolhia dos pinheiros para alimentar a família, pois só as hortas não chegavam. E a recolha e a utilização de materiais naturais é uma constante nas obras da Leonor. Vale a pena ir conferir na Manteigaria, espaço que ela própria programa, dando lugar a artistas de diferentes gerações e artes.
Mas voltando à sua exposição, intitulada “Sem Pés nem Cabeça”. O que vemos nesta mostra são pés e cabeças, sobretudo de bonecos que ela recolheu. E sapatos de crianças, que ela descobre perdidos nas ruas, cristalizando memórias no tempo e no espaço.
São tantos as emoções despertadas ao ver os objetos por outros dispensados e por ela transformados em arte. Para mim, é arte ecológica, sim!!! A não perder, na Manteigaria de Lisboa.
“Vendes assim os campos
A memória a peso
Julgando em tábua rasa
que o fogo cristalizará ileso” NÔNÔ
Categoria: Rotas Bio/ Lazer Amigo do Ambiente
Deixe um comentário