- Janeiro 7, 2016 -
A 1 de Janeiro de 2016, entrou em vigor a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos “para transformar o nosso mundo”, adotada pelos líderes mundiais, em Setembro de 2015, numa cimeira histórica da ONU.
“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “São uma lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso”,acrescentou.
Os 17 ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros das Nações Unida, visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.
Os ODS foram pensados a partir do sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – entre 2000 e 2015 – e têm como objetivo ir mais longe, para acabar com todas as formas de pobreza.
Trata-se de uma agenda alargada e ambiciosa que aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social e económica; aspetos ambientais; bem como importantes questões relacionadas com a paz, a justiça e instituições eficazes.
A mobilização dos meios de implementação, incluindo os recursos financeiros, tecnologia de desenvolvimento e transferência de capacitação, bem como o papel das parcerias, são também reconhecidos como fundamentais.
Para updates diários;
façam Like no facebook
ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial
Categoria: Leituras Verdes
Deixe um comentário