Voltar à terra

Smoothie Da Quinta das Águias

- Fevereiro 7, 2016 -

Joep e a Ivone da Quinta das Águias ofereceram ao blogue Voltar à Terra mais uma das suas especiais receitas. Aqui vai o Smoothie para o pequeno almoço – energia concentrada numa taça:

“O nosso pequeno-almoço habitual, para começar o dia na Quinta das Águias é um smoothie de cereais, fruta e verduras. Esta combinação proporciona uma infusão de energia plena de vitaminas, enzimas e todos os nutrientes individuais que todas as frutas, cereais e verduras lhe vão acrescentar. A vantagem do smoothie relativamente aos sumos de fruta, é que este último mantêm as fibras que são essenciais ao nosso sistema digestivo.

 

Para fazer um smoothie apenas precisamos de um liquidificador de boa qualidade. Na Quinta das Águias usamos um da Vitamix, que provou ser um bom investimento. Tratando-se de uma cozinha vegan, este liquidificador é usado várias vezes ao dia, desde o pequeno-almoço à noite, altura em que com ele preparamos um creme de legumes.

 

Usamos 3 categorias de ingredientes, todos em cru, para combinar os nutrientes dos três grupos: cereais, fruta e verduras. Tanto quanto possível, todos os produtos são da época e de cultivo local. No entanto, por vezes é necessário usar algumas frutas tropicais como a manga, o ananás ou a papaia para que o smoothie fique mais doce.

 

Os cereais mais usados são a aveia e a linhaça que devem ser deixados de molho de um dia para o outro. Os cereais secos são, na verdade, sementes adormecidas que precisam ser acordadas por forma a libertarem as suas propriedades totalmente. Esta tarefa é levada a cabo durante a demolha. A linhaça contêm óleo gordo essencial Omega-3 e linhanos com propriedades anti-oxidantes.

 

As verduras que normalmente usamos são as ervas e flores com propriedades medicinais que abundam pela Quinta, tais como o Plátano, o Dente-de-leão, as urtigas, o Morrião-dos-passarinhos, a Onagra, entre outras. Para aqueles que não têm acesso a este tipo de ervas ou não sabem distinguir as ervas benéficas das que devem ser evitadas, boas alternativas serão, por exemplo, o espinafre, a couve, a couve chinesa ou os brócolos. As verduras são importantes porque contêm clorofila que estimula a oxigenação do nosso sangue, que é essencial para prevenir que as células cancerígenas se desenvolvam. No início, deve-se usar as verduras com moderação porque o nosso estômago precisa de se habituar a digeri-las. Com o tempo, pode-se aumentar a quantidade de verduras.

 

Tempo de preparação: 10 min.

Porções: 4-6

 

Ingredientes: A seguir apresenta-se uma possível combinação de frutas e verduras. Diferentes combinações são possíveis, ainda que se deva usar, tanto quanto possível, produtos orgânicos locais.

  • 4 colheres cheias de aveia demolhada
  • 3 colheres cheias de linhaça demolhada
  • 1 maçã com casca e caroço (se orgânica)
  • 1 laranja descascada finamente para remover a acidez de maneira a que o branco, que está repleto de nutrientes, se mantenha.
  • 1 tangerina descascada
  • 1 diospiro com casca (se orgânico)
  • 1 kiwi descascado
  • 1 banana
  • 1/2 manga madura
  • 1 rodela de ananás
  • 1 mão cheia de couve chinesa

 

Preparação:

 

Coloque todos os ingredientes no misturador e acrescente água. Normalmente, a água deve estar ao mesmo nível dos restantes ingredientes. É preferível colocar menos no início e acrescentar água depois de misturar, se a consistência do smoothie ainda estiver muito espessa. Para substituir a água, por vezes usamos leite vegetal. Misture até que fique muito suave.

 

Outras frutas que se podem acrescentar: mirtilos; framboesa e outros tipos de bagas. Também se podem acrescentar os chamados super alimentos como: açai, cacao em pó, sementes de goji, maca e sementes de canhâmo.

Joep e Ivone”

 

 

 

Smoothie with nuts

 

 

 

Fotos: Quinta das Águias

 

Categoria: Alimentação e Receitas

Deixe um comentário

Os comentários sobre “Smoothie Da Quinta das Águias

  1. Pingback: Voltar à terra

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.