Voltar à terra

Coaching assistido por cavalos

- Junho 7, 2015 -

Hoje faz um mês que o blog  Voltar à Terra estreou online e a melhor maneira de comemorar, é no meio da natureza e dos animais. Obrigada! Sem vocês este blog não existia, estamos todos de parabéns. Convido-vos assim a partilhar um momento muito íntimo e especial deste meu percurso.

 Na Quinta do Cavalos, em Fontanelas, experimento a primeira de uma série de sessões de coaching  com animais, orientada por Sofia Monteiro. Ela é inspiradora. Antes da sessão inicial,  eu já tinha pensado num assunto que gostaria de abordar, mas o ambiente da quinta convida à reflexão e vai libertando os sentidos.  Faz-me  pensar sobre a forma como vejo as situações e agora com a ajuda dos animais. De tal forma que, a meio da sessão, somos interrompidas pela entrada de um bode na sala! Existem vários animais na quinta. Os póneis também fazem parte da família. Um deles,  Ulisses, é o eleito para me acompanhar nesta sessão de coaching. 

Muitas pessoas perguntam o que são sessões de coaching. Como atriz, estou habituada a ter professores de interpretação e directores ou coaches que me guiam no trabalho. Pessoas que estão de fora e me ajudam a direccionar as energias, as emoções, a racionalizar de forma mais abrangente, pensando em várias possibilidades para as personagens. Na vida, é essencial o mesmo tipo de abordagem. Uma pessoa especializada, como é o caso da Sofia, e que através do contacto e ligação à natureza intuitiva dos animais, nos direciona para o melhor que há em nós. Algo que está intacto quando somos crianças e que, ao longo da vida, vamos esquecendo. A parte lúdica, a liberdade, a entrega, a confiança nas escolhas que fazemos.

Nesta quinta, os animais andam em campo aberto e esfregam-se no chão. O pasto é de alimentação variada. Eles apaixonam-se, procriam, são felizes. A sua natureza intuitiva e selvagem é ali estimulada e cultivada. O cavalo está sempre muito presente, com o espírito alerta. Por isso, têm os sentidos muito apurados. Ouvem a nossa pulsação… cheiram uma égua com cio a quilómetros de distância…  Dar espaço ao cavalo para dar espaço ao “ser” humano. É reeducar a forma como vemos o mundo, pelos olhos do animal. 

Há um mundo novo a descobrir na Quinta do Cavalo, através da observação atenta dos animais livres, tratados com respeito e amor.

DSCF4311

 

Com a Sofia Monteiro (coach) e o pónei Ulisses

DSCF4305

DSCF4307

DSCF4372

 

Com a égua Samarra

DSCF4353

DSCF4338

DSCF4358

 

 

Este gatinho é irresistível! 

 

DSCF4257

DSCF4261

 

Quinta do Cavalo – Sofia Monteiro (coach: ritmundo@gmail.com)

Túnica e fita de penas: Urbanóid

Botas: Greenboots

Maquilhagem: Sandra Almeida

Fotos: Estelle Valente

 

Deixe um comentário

2 comentários de “Coaching assistido por cavalos

  1. Estou fascinada pelo vosso blog As Rotas Bio.
    A quinta dos cavalos Adorei!
    Desejo-vos Sucesso com Sabedoria Perseverança e Amor.

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.