Voltar à terra

Experiência Eco na Brejeira

- Maio 28, 2015 -

A roulote cigana onde fico instalada veio da Holanda. Há oito anos que a Claire e o Alexandre vivem em Portugal. A Claire tem o curso de antropologia cultural, estão juntos há 17 anos e o Eco Lodge Brejeira é o seu projecto e missão. Fazem compostagem, permacultura (estão a construir uma cozinha em palha), a eletricidade é obtida através de painéis solares e a água vem do poço. Também alugam aos hóspedes o carro de bombeiros que foi a casa deles durante os primeiros anos no nosso país. E uma tenda mongól. Eles próprios vivem em duas enormes tendas mongóis  (no Inverno e no Verão). Têm dois filhos lindos, cães, gatos, galinhas, uma horta, e recebem as pessoas com simpatia, alegria e tranquilidade. Partilham, através deste espaço, as suas experiências eco e sustentáveis. Para completar, trazem-nos o pequeno almoço à hora pedida, com produtos da época e atendimento personalizado.

As estrelas, o silênco, o som dos sapos. O sentimento de estar completamente à vontade, as montanhas do Algarve. Estas são as melhores férias que se podem ter. É um novo conceito de acampar. Lembro-me do tempo em que, na terra da minha avó, não havia electricidade, nem água canalizada, nem casa de banho. Aqui pedem-nos para fazer xixi no campo e agradecem, é melhor para a compostagem. Isso acontecia-me muitas vezes em pequena, na terra da minha avó. Íamos para o campo fazer as necessidades e tomávamos banho num alguidar na cozinha. Aqui no Eco Lodge temos um duche com água aquecida pelo sol e uma vista simplesmente espectacular, além de uma casa de banho que pratica a compostagem (eles explicam como funciona).

Cozinhar na roulote é também uma experiência que me remete para a terra da avó.  Usa-se um alguidar para reaproveitar e poupar água. Lavar a loiça com consciência e de forma sustentável. Muitas vezes ouvi a minha avó dizer: “não me gastes a água toda” A água vinha do poço e não era eterna. O hábito que temos de abrir a torneira e de dar tudo como garantido faz-nos esquecer que os recursos do planeta são limitados.

Esta estadia na Brejeira fez-me refletir sobre esta questão. Veio acrescentar outra mudança nos meus hábitos diários (usar mais o botão eco da máquina de lavar loiça e poupar água). Aqui, a água, depois de usada na roulote, é deitada na floresta, e como o detergente para a loiça é ecológico, tudo funciona  e protege o ecossistema. Talvez por isso aqui o ambiente seja tão benéfico e as estrelas, à noite, brilhem tanto. Uma forma de agradecimento a quem ama a natureza.

QW3B2778

A Claire:

QW3B2636

QW3B2653

Reaproveitar a água:

QW3B2718

 

QW3B2725

A vista do duche:

QW3B2767

QW3B2772

 

Compostagem:

QW3B2774

A noite no campo:
QW3B2880

noite1

QW3B2892

noite2

 

Eco Lodge Brejeira

Roupa: Salsa

Fotos: Rui Alves

Categoria: Lazer Amigo do Ambiente 

Deixe um comentário

2 comentários de “Experiência Eco na Brejeira

  1. Bio-blogging!!! um espectáculo… e uma fonte de inspiração, outros sítios, coisas que não conhecia, ideias!! sabores e sentires!!! As fotos sempre a acompanhar a tua ‘agromood’, vêm com cheiro de boa terra! Excelente estética em tudo, fotos lindas, simples e verdadeiro. Sente-se a transparência entre o que é vivido e escrito. Um abraço grande Anabela, Constança

Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.