- Agosto 23, 2016 -
A Cláudia e o Paulo são proprietários de um dos melhores restaurantes vegan de Lisboa o Miss Saigon, fica na Expo. E agora oferecem ao blog Voltar à Terra este maravilhoso texto e esta igualmente maravilhosa receita. Obrigada:)
Receita de uma salada de Verão para amantes da terra em viagem !
Entre tantos outros benefícios, para optarmos por produtos sem pesticidas e de agricultura sustentada e biológica é o de podermos comer a casca dos legumes ou das frutas ! Os especialistas em nutrição dizem que é na casca que se concentram mais vitaminas, mais nutrientes e, por isso, a receita que sugerimos inclui este aproveitamento da casca que a terra nos oferece !
Com os dias quentes e em tempo de férias podemos fazer refeições mais ligeiras mas, mais nutritivas e de superior qualidade (evitando os enlatados e congelados) optando por ir a um mercado/feira/mercearia biológica e comprar os legumes frescos. É um programa que se faz bem a dois ou entre amigos que partilhem do gosto pela natureza, pela vida e pela cozinha !
Partilhem de um bom momento de férias (ou fugindo da rotina diária), aprendendo também que tudo o que a terra nos dá, deve ser retribuído pelo nosso respeito e proteção pela Natureza e na consciência pelas escolhas que fazemos, diariamente, pelas nossas vidas. Tenham umas Boas Férias ou um Bom Trabalho !
Salada vegana, e sem glúten
Nota: o trigo sarraceno é a única espécie de trigo tolerada por celíacos e só se encontra disponível na cultura biológica.
Ingredientes biológicos:
200 grs. trigo sarraceno;
4 cenouras cortadas em palitos para cozer a vapor ou em tiras cruas;
2 beterrabas cortadas em palitos para cozer a vapor ou em tiras cruas;
500 grs. couve rôxa laminada cozida a vapor ou crua;
Folhas verdes ou rebentos a gosto;
60g de nozes;
2 Colheres de sopa de sumo de limão;
Azeite Qb.;
Flôr de Sal Qb.;
2 ramos de alecrim fresco.
Preparação
Nesta salada vamos utilizar as cascas da beterraba e da cenoura.
Coza o trigo sarraceno com o dobro de água, durante 20 minutos, escorra e reserve.
Lave as cenouras, as beterrabas e a couve rôxa com água e vinagre esfregando bem as cascas. Descasque em tiras e tempere as cascas com azeite, flor de sal e alecrim e coloque em papel vegetal para levar ao forno a 180º C, durante 15 minutos.
Numa tigela misture o trigo sarraceno com os legumes (cozidos a vapor ou crús) e tempere com sal, limão e azeite. Finalize com folhas verdes pequenas ou rebentos, as nozes e as cascas assadas das beterrabas e das cenouras.
Nota: pode também acrescentar a esta salada com bagas de romã e maçãs laminadas.
Bom Apetite!
Para updates diários;
façam Like no facebook
ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial
Categoria: Rotas Bio/ Alimentação e Receitas
Deixe um comentário