- Dezembro 3, 2015 -
Esta é a receita do melhor bolo rei do mundo. Isto, dito pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, onde o Chef Inácio confeciona o seu famoso bolo rei. Todas as escolas da rede do Turismo de Portugal vão vender estes bolos e os fundos obtidos reverterão para instituições de solidariedade social.
Agora, o Chef Inácio partilha com o blog Voltar à Terra a sua receita. E, muito em breve, haverá um passatempo com oferta do seu inigualável bolo rei.
Estejam atentos. E bom apetite!!!
Receita:
Ingredientes:
Massa de fermento
500g de farinha tipo 55
50g de fermento padeiro
2,5dl água
Massa de Bolo Rei:
1kg de farinha tipo 55
350g de açúcar
300g de margarina de bolo-rei
8 Ovos
20g de sal
50g de bolan ou brioche 5%
2 Laranjas (raspa)
2 Limões (raspa)
100g Cerveja preta
50g Anis
50g Vinho do Porto
25g Brandy
25g Licor Beirão
50g Bagaceira branca
25g Tríplice Seco
Recheio:
400g de frutas cristalizadas picadas
600g de frutos secos: Nozes, Pinhão, Amêndoa com pele, Amêndoa sem pele e Sultanas
Confeção:
Massa de Fermento
Colocar os ingredientes na batedeira, utilizar o braço da máquina para amassar, depois de bem ligada, retirar da bacia e colocar em cima da mesa polvilhada com farinha. Reservar.
Massa de Bolo Rei
Colocar todos os ingredientes da massa de Bolo Rei na bacia da máquina. Bater durante 5minutos com o braço de amassar. Em seguida adicionar a massa de fermento e deixar amassar tudo, o tempo necessário até descolar da bacia. Retirar a massa para cima da mesa, previamente polvilhada com farinha.
Esticar a massa e colocar os frutos secos e as frutas cristalizadas picadas por cima. Com as mãos, mexer a massa, de forma a que os frutos fiquem bem envolvidos nesta. Deixar a massa a descansar, pelo menos 6horas, num recipiente tapado.
Decorridas as 6horas, colocar a massa em cima da mesa polvilhada com farinha. Cortar a massa com o peso desejado e formar bolas.
Bola a bola fazer o buraco (do bolo-rei) ao centro com o cotovelo, ajustando-o com as mãos.
Colocar os bolos moldados num tabuleiro e levar à estufa para levedar aproximadamente 2horas. Passado esse tempo, retirar da estufa e pincelar com uma mistura de ovo, gema e sal.
Decorar com frutas cristalizadas inteiras e Amêndoa palitada, laminada ou triturada e entre as frutas colocar torrões de açúcar – misturar açúcar granulado, açúcar em pó e salpicos de água, apertar com a mão de modo a formar os torrões.
Por fim, levar ao forno a cozer, a 180ºC durante 40minutos. Retirar do forno e pintar as frutas com brilho.
Chef Inácio Berlinda
Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Fotos: Orlando Almeida
Categoria: Alimentação e Receitas
Deixe um comentário