- Maio 22, 2015 -
O hotel Inspira é um óasis urbano no meio da cidade. Há agitação na rua, mas quando entramos ali, surpreendemo-nos: a luz e a calma são contagiantes. É capaz de ser o hotel com mais preocupações relacionadas com a sustentabilidade em Portugal. Cada quarto tem caixotes de lixo recicláveis, as luzes são geridas por sensores (que equilibram a sua intensidade), há ainda comandos de luz que dizem: relaxar, ler, trabalhar, ler na cama, cama tv, casa de banho à noite. Um infinito mundo de possibilidades para poupar luz. As toalhas têm de ser reutilizadas, os produtos de banho são biológicos (não há químicos nem no nosso corpo, nem a contaminar a água do banho), tudo é pensado para reduzir o impacto ambiental. Os hóspedes e colaboradores estão sensibilizados e não é por acaso que o hotel ganhou já muitos prémios internacionais e nacionais ligados a esta causa.
De entre os colaboradores, destaco a simpatia da Joana e da Soraia, que para além das suas formações, tiraram cursos sobre feng shui. Os quartos e suites do hotel são todos construidos tendo em conta os cinco elementos que regem o feng shui: água, terra, metal, fogo, madeira. E é perguntado aos hóspedes qual o objectivo da sua viagem, que quarto preferem ou qual recomendam, tendo em conta o feng shui de cada pessoa.
O director do hotel, Nicolas, já viajou muito pelo mundo, mas há nove anos está radicado em Portugal, provavelmente o país onde viveu durante mais tempo. Ele gosta do conceito do Inspira. A Sandra é mais uma das pessoas ligadas de coração e alma ao Inspira, que me conta histórias sobre o local e se orgulha do trabalho que fazem para que o hotel tenha, para além da sua missão ecológica, a preocupação de expor a obra de artistas locais.
A experiência de dormir no hotel Inspira é realmente transformadora. Remete-nos para a natureza. No quarto que me recomendaram, o elemento é o fogo e tudo tem um sentido, uma razão de ser. O rosa no quarto, as flores, o papel da parede, a banheira redonda. Ainda sei pouco sobre feng shui, mas estar naquele quarto fogo trouxe-me uma energia diferente. Este quarto faz esquecer que estamos mesmo ao lado da Avenida da Liberdade, talvez apenas a luz de Lisboa que entra pelas janelas, nos ligue a esta linda cidade. Porque tudo o resto é natureza. O chão é de madeira, mas há outros quartos em que o chão é de cortiça. O piso da casa de banho é feito de uma pedra especial. E há também o Retreat Spa com produtos biológicos e o restaurante Open com produtos orgânicos e da época, que também já partilhei. Uma experiência muito revitalizante.
Inspira Santa Marta Hotel Lisboa
Roupa: Escada
Jóias: Swarovski
Mala: Najha
Ècharpe: Tiled
Maquilhagem: Sandra Almeida
Cabelos: David Simão Metrostudio
Fotos: Rui Alves
Deixe um comentário