Voltar à terra

Ano Internacional das leguminosas

- Abril 18, 2016 -

Recebi um lindo convite da FAO, organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Em Portugal, sou eu o rosto deste Ano Internacional das Leguminosas- 2016. Nesse sentido, estive a servir um prato de lentilhas, muito saboroso, aos alunos da Universidade de Lisboa. E, para continuar a incrementar esta ação, que pretende promover um maior consumo de leguminosas, coloco-vos o desafio de partilharem no blog Voltar à Terra receitas com grão, feijão, lentilhas, milho… Enfim, dêm asas à imaginação e vamos assim contribuir para ingerir proteínas saudáveis e sustentáveis.

Agradeço os vossos comentários e partilhas.

DSC_0524

DSC_0577

Do lado esquerdo, o Prof. Doutor José Sousa Dias, diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Do lado direito, o Dr. Hélder Muteia, representante do escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP

DSC_0527

DSC_0518

 

Para updates diários;

façam Like no facebook 

ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial

 

Fotos: FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

Categoria: Rotas Bio/ Alimentação e Receitas

Deixe um comentário

Os comentários sobre “Ano Internacional das leguminosas

  1. Ui, receitas de coisas boas tenho montes… as leguminosas são um importante recurso alimentar mas atenção ao seu consumo, que como em tudo não deve ser exagerado e nalgumas dietas de recuperação da saúde não devem sequer ser incluídas. As leguminosas que não sejam de agricultura biológica (que são sempre muito melhores), de um modo geral são também menos sujeitas a agro-químicos, adubos e pesticidas de síntese. Para mim a melhor receita de grão-de-bico é um bom guisado vegetariano, usando produtos da época. Mas o grão-de-bico com cebola e salsa picadinhas, bom azeite. para mim é o que acompanha melhor o bacalhau. As lentilhas fazem bons pratos mas gosto muito de uma sopa picante de lentilhas descascadas (vermelhas) com leite de côco. Feijão frade cozido com muita couve galega cortada em juliana, depois só temperado com azeite, como aprendi a comer ali para os lados de la do Marão (Mirandela, onde não chamam feijão frade ao grão), delicioso e nutritivo. Sopa de feijão vermelho, sopa de couves e feijão e cenoura, sopa de feijão branco com urtigas. Venha o diabo e escolha… às vezes é pena é não se poder abusar das iguarias com leguminosas!

Deixe um comentário

Os campos marcados com * são obrigatórios.