Voltar à terra

Passatempo Terra

- Novembro 11, 2015 -

Mais um passatempo no Voltar à Terra.

O restaurante Terra, fica em Lisboa e oferece uma refeição para duas pessoas composta por buffet, bebida e sobremesa com café ou chá.

A oferta será dada a quem primeiro responder bem à pergunta: qual é a diferença entre a alimentação vegetariana e a alimentação vegana?

Bom apetite!!! E agradeço os vossos comentários.

QW3B3858

QW3B3855


QW3B3863

 

QW3B3889

 

 

 

Com o chef Luciano, no pátio do restaurante Terra.

 

Chef Luciano

 

 

Fotos: Rui Alves

Categoria: Passatempos

Deixe um comentário

9 comentários de “Passatempo Terra

  1. Alimentação vegana = vegetariana excluindo tudo o que é de origem animal (ou seja: mel, ovos, leite, queijo etc). A exclusão inclui roupa (couro, peles, etc).

  2. Quem segue uma alimentação vegetariana suprime de sua dieta toda e qualquer carne animal, as vermelhas, brancas, as aves e também os peixes e crustáceos. Os vegetarianos também não consomem ingredientes à base de substância animal, como os caldos de galinha, de carne e até mesmo produtos que levam gelatina. Já os veganos comem apenas alimentos de origem vegetal. Ovos, leite ou manteiga não fazem parte de sua dieta.

  3. Boa noite!
    Apesar de já ter sido referido (quase) todos os aspectos, deixo a minha resposta:
    Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe.
    Um vegano exclui todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes. É ainda contra todo o tipo de exploração animal (touradas, circos com animais, jardins zoológicos, pesca, caça, etc.) e boicota produtos testados em animais (Centro Vegetariano).

  4. A alimentação vegetariana baseia-se essencialmente numa alimentação de origem vegetal, mas não implica a exclusão de produtos de origem animal tais como os ovos ou o leite. A alimentação vegana surge de uma questão mais ética e todo o produto animal ou derivado de animais é completamente excluído da alimentação vegana, restringindo-se 100% a produtos de origem vegetal.

  5. Alimentação vegana é igual à alimentação vegetariana. Os veganos têm uma alimentação vegetariana, ou seja, sem qualquer produto de origem animal. A diferença de um vegetariano e um vegano não está na alimentação mas sim no estilo de vida que para além de produtos alimentares de origem animal nada do que é testado em animais é consumido nem outros produtos não alimentares vindos de animais.
    Para além desta versão existem as alimentações ovo-lacto-vegetarianas com ovo e derivados do leite incluídos e lacto-vegetarianas somente com os derivados.

  6. Tenho uma ideia vaga entre vegetarinos e vegan.Os vegetarianos evitam tudo o que tenha origem animal, «seja carne, peixe, ovos, leite (e derivados), mel ou gelatinas». Os veganos que encaram esta opção como um modo de vida e recusam qualquer exploração animal, não só «a nível do vestuário, como de entretenimento (circo e touradas) e produtos testados em animais»,
    Mas talvez o Chef Luciano expliquem-me melhor quando for ao restaurante terra se vier a usufruir deste magnifico passatempo.

  7. Olá Anabela. Cá vai a minha resposta: os conceitos e definição de Vegetarianismo referem-se à exclusão de todos os produtos de origem animal da dieta (a própria carne animal, os lacticínios, ovos e todos os derivados da produção animal como gorduras animais e gelatinas de origem animal). Os vegetarianos que incluem alguns produtos animais na sua dieta (como por exemplo ovos ou lacticínios) têm as devidas denominações (assim como ainda há os que incluem peixe, excluindo apenas as carnes, não sendo tal, no entanto, considerado puro Vegetarianismo).

    Quanto ao Veganismo, este inclui isto mas vai ‘mais longe’: é toda uma filosofia social, incluindo a exclusão (passo a aparente contradição) de uso de roupa com origem animal (exemplo: peles); cosmética testada em animais e produtos que não sendo diretamente retirados da indústria que explora os animais são sua subprodução direta (exemplo: mel). Resumindo: enquanto que o Vegetarianismo incide mais na questão alimentar (ainda que também nas ética e ecológica) o Veganismo é mais completo e abrangente.
    Cumprimentos

  8. A alimentação vegetariana é uma árvore com vários ramos, que definem-se de acordo com o hábito alimentar de cada indivíduo:
    – Existe o vegetarianismo estrito, no qual não se consome quaisquer produtos de origem animal;
    – O lacto-vegetarianismo, onde o leite e derivados lácteos estão incluídos;
    – O ovo-vegetarianismo, em que os ovos entram na dieta;
    O ovo-lacto-vegetarianismo, em que ambos os produtos supracitados são consumidos;
    – O api-vegetarianismo, no qual insere-se o mel e outros produtos feitos pelas abelhas na alimentação.

    A alimentação vegana é similar à alimentação vegetariana estrita: nenhum produto de origem animal é consumido, incluindo produtos que tenham sub-matérias de origem animal, como o soro de leite e a albumina de ovo.
    Regra geral, quem pratica uma alimentação vegana também não aceita o financiamento de produtos alimentares testados em animais, mesmo que sejam totalmente vegetais.

Deixar uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.