Voltar à terra

Os Troféus das Academias de Cinema…e muito mais!!!

- Maio 9, 2016 -

Começa hoje a”Exposição de Troféus das Academias de Cinema”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Como fundadora da Academia Portuguesa de Cinema, de cuja direção fiz parte durante três anos, vi nascer os Prémios Sophia, que agora são atribuídos anualmente. Lembro-me de anteriormente visitar a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha, pegar no Prémio Goya, e pensar em como ainda estávamos longe da realidade de ter os nossos prémios de cinema. E foi incrível a sensação de participar no crescimento de uma estrutura que espero continue a contribuir, no nosso país, para a valorização e consideração bem merecida de todos os artistas, técnicos e colaboradores que fazem do cinema uma arte tão sensível e transformadora. 

Não é fácil fazer cinema em Portugal. É sempre com muita paixão e amor à arte. Mas o cinema é uma arte cara  e tona-se necessário mobilizar um maior financiamento e investimento para os nossos filmes. Com esta exposição de prémios de vários países, celebra-se não só a cerimónia dos Prémios Sophia (a realizar no dia 13 de Maio, com exibição em direto na RTP 2 ), mas também a diversidade e a pluralidade do nosso cinema. 

Estejam atentos a esta exposição de troféus com entrada livre. E à Festa do Cinema,  que começa hoje em todo o país, com bilhetes mais baratos para todos e ainda a exibição dos filmes vencedores dos Prémios Sophia. 

Viva o cinema português!!!

 

BAFTA – Academia Inglesa de Cinema e Televisão 

bafta

 

EFA – Prémios Europeus de Cinema

EFA Academia Europeia de Cinema

 

GOYA – Prémio da Academia das Artes Cinematográficas de Espanha

Goya Academia das Artes Cinematográficas de Espanha

 

LOLA – Prémio da Academia Cinematográfica Alemã

Lola

MAGRITTE – Prémio da Academia de Cinema Belga

 

Magritte

SUR – Prémio da Academia Cinematográfica da Argentina


SUR troféu da Academia das Artes e das Ci~encias Cinematográficas

 

 

Não resisto a partilhar esta foto com o prémio Sophia de Melhor Atriz Secundária, que me foi atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, em 2012, pelo meu trabalho no filme “Florbela”, de Vicente Alves do Ó.  

ng2801127

 

 

 

Categoria: Diário de Atriz

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.