Voltar à terra

Limpezas eco #2

- Julho 11, 2015 -

Esqueçam a eterna questão de que os produtos biológicos são mais caros. Já vos falei sobre isto no post: “Menos ego mais eco”. Vamos pensar de uma forma diferente, valorizando os benefícios para o planeta e para o nosso corpo. São tão visíveis as diferenças…

Terminadas as limpezas com estes produtos, a nossa casa cheira a flores. Grande contraste com as escadas do prédio, que são limpas  com químicos cujo cheiro é tão forte que até parece que queimam os pulmões. Várias vezes vi gatos e cães a saltarem ao pisarem um chão limpo com lixívia. Para limpar o chão uso estes produtos especiais para madeiras e/ou todas as superfícies, é fácil de encontrar nos supermercados especializados em produtos biológicos. 

Então, vamos começar pela casa de banho. Para limpar as superfícies, uso o lava tudo  biológico (disponível em  supermercados biológicos e outros). Se precisarem de algo mais eficiente para bolores ou fungos, que ficam colados nas paredes, nada melhor que este produto ou o tradicional vinagre, de que já vos falei. 

QW3B3336

Para desinfectar a sanita, uso este produto ou de outra marca, mas não todos os dias. E vou alternando com o vinagre. O importante, neste caso, não é cheirar bem e sim desinfectar bem, certo? 

QW3B3337

Na cozinha, para as superfícies uso um desengordurante (óptimo para os fogões) e este lava tudo é dos meus preferidos. Para limpar frigorífico, micro ondas e forno também recorro ao vinagre (como já vos disse no post “limpezas eco #1”). 

QW3B3346

 

Para lavar a loiça à mão uso sobretudo o detergente líquido para peles sensíveis e, às vezes, o de romã. Gosto  de alternar. E na máquina da loiça prefiro as pastilhas ao  pó e raramente uso abrilhantador (mas devia, porque os copos chateiam-se comigo…).

QW3B3392

Também o sal da máquina é bio, assim como o produto para limpar os vidros das janelas.

QW3B3340

O resto da casa fica para outro post. Tal como  a limpeza e tratamento da roupa. Claro que o meu objectivo será, um dia, conseguir fazer  produtos totalmente caseiros e ecológicos, assim saberei realmente de onde vêm. É possível. E o blog Voltar à Terra vai ajudar-me nessa descoberta. Prometo partilhar.

Por enquanto, as opções sugeridas já são muito responsáveis e amigas do ambiente e atenção que a referência a estes não é fruto de algum tipo de publicidade. São mesmo os que eu uso e compro. Bem vindos às minhas pesquisas caseiras.

Deixo-vos com esta frase inspiradora: “Sustentabilidade é a arte de viver bem dentro dos limites ecológicos”. (Tim Jackson)

Agradeço os vossos comentários.

 

Fotos: Rui Alves

Categoria: Às Compras 

Deixe um comentário

2 comentários de “Limpezas eco #2

  1. Olá Anabela! Fiquei desperta para o uso ede produtos biologicos para limpar a casa através do seu site!! ainda hoje passei no amorbio em alvalade e lavei uma esponja, e detergente para a loiça (não levei mais produtos pois estava muito pesada para ir no metro com o que já tinha)!
    Vou continuar a seguir o blog para atentar nestas questões que de outra maneira me eram mais invisíveis!! :) uma bela ideia poder contribuir civicamente com o que sabe , usando-o de uma forma correcta que é a partilha e a abertura de mente!! infelizmente temo que com a crise e a redução do poder de compra o preço dos produtos faça se revele em detrimento da sua qualidade ecológica!! um beijinho e tudo de bom! daniela

    • Fico muito feliz por saber que posso de certa forma contribuir, ou inspirar a hábitos mais saudáveis. Estamos juntas nestas descobertas. Obrigada pelo seu comentário Daniela.

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.