Voltar à terra

Desintoxicar:))

- Dezembro 26, 2016 -

Durante e depois das festas o melhor é mesmo seguir as recomendações do dr. Tomás Barbosa, nutricionista na Clínica do Tempo.:)) O meu nutricionista!

Partilho convosco algumas dicas da entrevista que ele deu para a revista Vogue já online.

Boas Festas!!!


1. Reduzir as quantidades 
“Pode parecer óbvio, mas se queremos provar um pouco de tudo, o ideal é trocarmos os pratos de refeição normais por pratos pequenos de sobremesa”.

2. Comer fibra antes das refeições

 “Se comermos um prato de salada ou legumes pelo menos cinco minutos antes da refeição principal, a fibra vai impedir que as gorduras ingeridas na refeição principal sejam absorvidas na totalidade. Esta é uma regra que peço aos meus pacientes que cumpram e que eu próprio sigo em casa”. 

3. Escolher entre o álcool e as gorduras

“O fígado metaboliza medicamentos, gordura e álcool – e só consegue dedicar-se a uma destas funções de cada vez. Se ingerimos, por exemplo, uma fatia de bolo de chocolate feito com manteiga e um copo de vinho, o fígado vai ocupar-se de eliminar o álcool, porque é o mais tóxico para o organismo. Por isso, as gorduras são absorvidas e engordamos. O que podemos fazer para evitá-lo é escolher entre os doces e o álcool, mas evitar ao máximo juntar os dois”, diz Tomás Barbosa.
 
4. Fazer escolhas inteligentes 

“Podemos trocar o arroz pela batata doce e fazer um prato com perú e salada, por exemplo. E também é uma ótima opção alterar as receitas tradicionais para outras versões mais saudáveis e com menos calorias, que se conseguem com a substituição do açúcar por stevia, mel ou agave, da farinha branca de trigo por farinha de aveia, por exemplo”.
 
5. Seguir a lei da compensação 

Para tudo isto é preciso motivação e disciplina mas, se não queremos estar a cortar nos doces (ou em tudo o que a nossa gula nos pede) nestes dias, nada está perdido. “Não é o ideal, mas se abusarmos nas calorias a 24 e 25 de dezembro, também podemos fazer uma dieta líquida nos dias 26 e 27 para tentar que o organismo elimine as gorduras e faça uma desintoxificação”.
 
15095023_1213715928723380_1064519070120240677_n
 

Para updates diários; 

façam Like no facebook 

ou sigam-me no Instagram @anabelateixeiraoficial

 Categoria: Corpo & Alma

 
 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Os campos marcados com * são obrigatórios.